Dietas que podem causar sérios problemas de saúde

Algumas dietas da moda que prometem resultados milagrosos a partir da redução radical de algum ingrediente podem levar a graves problemas de saúde.

O alerta é de Vanderli Marchiori, consultora em nutrição da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO). De acordo com a especialista, apenas portadores de doenças específicas ou intolerâncias comprovadas a determinados ingredientes devem seguir uma alimentação mais restritiva.

As demais devem optar por uma alimentação composta por todos os grupos alimentares (proteína, carboidrato e gordura), mas em porções adequadas às suas necessidades, ou seja, equilibrada.

De acordo com Vanderli, a maioria das pessoas não consegue seguir um cardápio muito restritivo por períodos longos e quando desistem dessas dietas tendem a comer mais do que antes e voltam a engordar. “Não existem milagres. É preciso pensar no longo prazo. O que dá resultado é a reeducação alimentar aliada à prática de atividades físicas”, diz.

Dietas que podem causar sérios problemas de saúde

Dietas que podem causar sérios problemas de saúde

Gluten-free

Defende a restrição radical dos alimentos que contêm glúten (caso dos derivados de trigo, cevada e centeio).

Este padrão alimentar só é recomendado como tratamento para a doença celíaca (CD), alergia ou intolerância ao trigo (WA).

Riscos: ao excluir o glúten da dieta, normalmente há uma substituição dos grãos/cereais integrais por polvilho ou farinhas de tapioca e de arroz, aumentando a quantidade de carboidratos de alto índice glicêmico (elevação rápida do açúcar no sangue) e pobres em fibras, fato que propicia maior risco de desenvolvimento de câncer, diabetes e doença cardiovascular.

Dieta do dr. Atkins (dieta das proteínas)

A Dieta das Proteínas propõe redução radical do consumo de carboidratos (massas, pães, doces, açúcares); libera o consumo de carnes (principalmente vermelha), ovos, maionese, manteiga, gorduras em geral.

Riscos: o consumo elevado de gorduras saturadas pode aumentar o colesterol e elevar as chances de desenvolver doenças coronarianas. A restrição ao carboidrato também pode levar a sintomas como fraqueza, cansaço, dores de cabeça e mau hálito.

Dieta de South Beach

Es

sEssa dieta é uma variação mais amena da dieta do Dr. Atkins. Estimula o consumo de gorduras monoinsaturadas (ex: azeite de oliva, amendoim, nozes); permite carnes, queijos, frango sem pele e bacon com moderação; a partir da terceira semana, introduz frutas, leite desnatado e carboidratos integrais.

Riscos: apesar de estimular o consumo de alimentos proteicos saudáveis, é muito restritiva em carboidratos, que pode ocasionar os sintomas relacionados anteriormente.

Dieta do Tipo Sanguíneo

A dieta do tipo sanguíneo foi criada pelo médico americano Peter D’Adamo, defende que cada tipo sanguíneo tem um único antígeno que reage de forma negativa a certos alimentos e a partir disso define uma lista detalhada do que consumir ou evitar de acordo com o tipo sanguíneo.

Riscos: pode provocar desequilíbrio nutricional podendo acarretar em sobrecarga renal, aumento do risco de doenças cardiovasculares entre outras. Alguns grupos são mais prejudicados que outros. Os portadores do tipo O, por exemplo, não devem consumir frutas ou laticínios, enquanto os do tipo A devem manter distância de proteína animal.

Sugar Busters

Essa dieta considera o açúcar como tóxico ao organismo por liberar insulina e provocar gordura corporal. Restringe alimentos como: batatas, arroz branco, milho, pão branco, cenoura, beterraba, mel, entre outros.

Riscos: dietas hiperproteicas seguidas por longo período podem causar prejuízos renais e hepáticos, doenças coronarianas e câncer.

Segundo o especialista, restringir carboidratos, gorduras ou qualquer outro tipo de nutriente não fará você perder peso de maneira saudável e duradoura.

Conclusão

Conforme já publicado neste blog,  uma dieta pode ser definida como parte de um “todo”, e é focada para atingir certos objetivos totalmente pontuais levando em consideração as particularidades e a condição de uma pessoa em questão.

Por exemplo, supõe-se que um certo indivíduo esteja com problemas de taxa de colesterol muito alta; ele procura um nutricionista e é instruído com um regime voltado especificamente para a restrição de certos alimentos e a adoção de certas medidas com o simples objetivo de reduzir este seu nível de colesterol alto.

Sendo assim, a ação médica neste caso visou, unicamente, atingir um alvo em especial. Ou então, se alguém que deseje ganhar massa muscular, e ao invés de recorrer ao uso de anabolizantes para conseguir esse objetivo, decide corretamente em procurar orientação médica, e, assim, lhe será recomendada uma dieta para isso a partir da indicação de alimentos, exercícios, mudanças de rotina, etc.

Esta é a finalidade de uma dieta – atingir a um objetivo de certas condições pessoais dos pacientes. Então, antes de optar em fazer alguma uma dieta, o ideal é procurar orientação de um especialista.

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2 Comentários

  1. realmente dieta não é algo tão simples como a maioria acha…não é a toa que existe estudos para isso…muito bom o artigo parabens.

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