Como emagrecer depois dos 40

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Emagrecer depois dos 40

Na medida em que os anos passam o ponteiro da balança custa muito mais a baixar:  Conheça um plano de 10 passos para emagrecer depois dos 40.

O que se sabe, é que a partir dos 40, as alterações hormonais diminuem a taxa de crescimento das nossas células em resultado do processo de envelhecimento. E isso é algo com que temos de aprender a viver. E mesmo que se reduza a quantidade de comida, deixe de comer sobremesa, ou passe a realizar uma bateria de exercícios físicos você não consegue emagrecer rapidamente.

Além disso, muitas vezes pode ser que você possua um problema de saúde que precisa de ser tratado antes que as medidas para emagrecer surtam qualquer efeito..

Como emagrecer depois dos 40

A seguir você verá um plano que encontrei, contendo 10 passos para que você saiba quais os motivos que impedem o emagrecimento depois dos 40 e também como fazer para superá-los.

1. Conheça os novos ritmos biológicos do seu corpo – e adapte-se a eles.

Quem tem mais de 40 anos enfrenta um duplo desafio: vive mais e tem acesso a comodidades que dispensam o exercício físico da nossa rotina.

Quando se trata de queimar calorias, a equação é bastante simples: o que entra ou é queimado ou fica agarrado ao corpo.

Engordar é algo absurdamente fácil: se você come apenas 100 calorias extra por dia,  pode-se chegar a engordar  de 9 a 10 kgs. a mais até o final do ano. Uma lata de coca-cola contem 155 calorias, uma barra de chocolate mais de 200. É óbvio que coca-cola ou chocolate não fazem mal se corrermos ou andarmos para os queimar. Mas depois dos 40 anos, o nosso nível de atividade tende a diminuir. Aqui o desafio é manter os dois em equilíbrio.

Olhe para trás e visualize quando o seu peso começou a aumentar. O que deu errado? Faça uma lista do que funciona para você e o que não dá resultado.

Os seus hábitos saudáveis no passado são os que provavelmente melhor funcionam agora.

2. Comece por eliminar disfunções metabólicas associadas ao ganho de peso

Você sabe que 1 a cada adulto acima dos 40 é afetado por problemas de tiróide grave. O mais comum é o hipotireoidismo, que impede a perda de peso. A tiróide é uma pequena glândula que produz hormônios que regulam o metabolismo. Os sintomas do hipotireoidismo incluem sensação de frio, má circulação nas mãos e nos pés, mãos úmidas, cansaço e letargia, queda de cabelo, incluindo sobrancelhas, e aumento de peso – apesar das tentativas para fazer exercício físico e comer bem.

Então, se você tiver dificuldades em emagrecer depois dos 40, consulte seu médico e certifique-se que o resultado está dentro dos parâmetros ou, caso contrário, siga o tratamento prescrito pelo seu médico.

3. Ajuste os seus hábitos alimentares para maximizar a energia.

Nesta fase da vida, o objetivo é manter a sensação de plenitude, sem cair na tentação de comer o que podia comer aos 20 anos. Uma boa estratégia é comer com maior frequência e pouco de cada vez, mantendo o nível de açúcar no sangue estabilizado evitando os “picos e os vales” que contribuem para a fadiga.

Tente comer de 6 a 6 pequenas refeições por dia e não passe mais de 3 horas sem comer.

Se você quer perder peso depois dos 40, se você não faz isso, passa a tomar um café da manhã saudável antes de sair de casa, como um iogurte magro. Ao invés de comer um grande almoço e passar a tarde de barriga cheia, almoce uma refeição rápida e faça uma caminhada rápida. No horário do lanche, coma uma maçã e cereais, mantendo-se longe de doces. Não coma muito também no jantar.

O objetivo não é fazer uma dieta radical para passar fome. Mas sim fazer uma reeducação alimentar para sentir-se sempre satisfeito e bem alimentado.

4. Alinhe as horas das refeições com os ritmos naturais do corpo.

De uma coisa os especialistas tem a certeza: comer depois das 21h vai direto para as ancas e barriga. Felizmente, o oposto também é verdadeiro: de manhã gasta de forma eficiente o que come porque é quando o metabolismo funciona à sua velocidade operacional ideal.

Se alimentar bem no período da manhã é um dos hábitos chave para manter as pessoas magras. Num grupo de pessoas que perderam 30 kgs entre 1 e 6 anos, 78% afirmaram que tomavam o pequeno-almoço, pelo menos, cinco dias por semanas. Este foi um dos únicos fatores comuns observados nesta amostra.

Portanto, se você decidir emagrecer depois dos 40, adote um boa alimentação saudável no período da manhã.

5. Engane o seu metabolismo com os alimentos anti gordura.

Há uma quantidade de alimentos saudáveis que pode comer quanto quiser. Faça alguns ajustes simples na sua alimentação, incorporando os alimentos que realmente combatem a gordura (legumes de folhas verdes, sementes de linhaça, alho, cebola, açafrão, frutas, etc..) e não aqueles que a provocam. Os outros alimentos você poderá comer com moderação, sem maiores problemas.

Emagrecer depois dos 40

6. Faça dos músculos um aliado contra o peso.

Há uma coisa que os gurus do exercício sabem bem: quanto mais massa muscular tiver, mais eficazmente o seu metabolismo queima calorias. Mas, infelizmente, uma tendência natural do envelhecimento é a perda muscular, substituindo-a gradualmente por gordura. Portanto, a fim de mobilizar a capacidade de queimar calorias dos músculos, e emagrecer depois dos 40 anos, temos que trabalhar para isso.

Um equívoco comum, porém, é misturar trabalho muscular com exercícios aeróbicos. Ambos são bons mas a parte aeróbica – embora queime calorias – não é a melhor opção. O que realmente precisa é de se concentrar a longo prazo no treino básico dos músculos.

Compre alguns pesos, barras e cordas e veja na internet quais os programas de exercícios mais adequados à sua idade e condição. Torne o mais agradável possível; faça-o enquanto assiste notícias ou novela. Lenta e gradualmente construirá os bíceps, abdominais e glúteos e ganhará aliados-chave na sua luta contra o excesso de peso.

7. Durma mais para queimar mais calorias

Qualquer pessoa ativa com mais de 35 anos sabe que o sono se torna cada vez mais evasivo com a idade. Não é só por estarmos mais ocupados ou estressados. É também porque há questões físicas como dor nas costas, ressonar ou suores noturnos que interferem com uma boa noite de sono.

No entanto, uma noite bem dormida é um fator chave para perder peso, diz o neurologista David Simon do Chopra Center na Califórnia. Nos últimos anos, várias pesquisas mostram que a falta de sono está diretamente relacionada com o aumento de peso devido à ação conjunta de duas hormônios, leptina e grelina, que controlam a fome e a saciedade. Quando está com falta de sono, os níveis de grelina aumentam, ao mesmo tempo que os níveis de leptina diminuem. O resultado é mais desejo, menos sensação de plenitude.

Acrescente a isso o fato de muitas vezes as pessoas falta de sono sentirem necessidade de de se alimentar, que tendem a ser doces ou salgados. Como já vimos, pequenas alterações na sua rotina podem provocar um grande aumento de peso.

Também existem estudos que demonstram que o nosso corpo é metabolicamente mais ativo enquanto dormimos. Quanto mais dormimos, mais ativamos os nossos mecanismos para queimar gorduras. No entanto, não é recomendável comer muito tarde. Calorias ingeridas no final da noite são processadas de forma menos eficiente do que as consumidas durante o dia.

Quanto mais velhos estamos, mais difícil é conseguir uma boa noite de sono – e quanto menos dormimos, maior a probabilidade de ganharmos peso.

O que fazer para emagrecer depois dos 40? Tome medidas para combater os problemas de sono que seu corpo  também irá ser beneficiado.

Emagrecer depois dos 40

8. Crie uma boa relação com o seu lado guloso.

Se está morrendo de vontade de comer um doce, coma-o saboreando-o lentamente, para que fique bem registado nos sensores de prazer do seu cérebro.

Um truque para emagrecer depois dos 40: antes de começar a comer, parta o doce ao meio e embrulhe a outra metade para comer mais tarde. Notará por algumas vezes, que se comer a 1ª metade lentamente, ficará satisfeito e acabará por nem comer a 2ª.

Não tente substituir doces por adoçantes artificiais. Recentemente, descobriu-se que os adoçantes artificiais não conseguem acionar no corpo a resposta de satisfação natural. Portanto, comer um bolinho que tem 100 calorias adoçadas artificialmente só lhe arranja problemas: vai continuar a querer o bolinho ‘’verdadeiro’’ e as 100 calorias que ingeriu serão em vão.

9. Esqueça a dieta. Em vez disso, foque-se no rácio energético.

Se você, como a maior parte das pessoas com mais de 40 anos, tem uns quilinhos a mais, provavelmente já tentou várias dietas. Também já deve ter percebido de que as dietas funcionam somente no período em que você a está fazendo, nem sequer uma nova bateria de exercício físico funcionam tão bem.

Há uma boa razão para que súbitas e drásticas mudanças não levem a uma perda de peso depois dos 40. Já reparou que o seu peso se mantem, semana a semana, mesmo que num dia coma algo muito calórico?

A Natureza desenhou-nos com capacidades ideais para manter uma taxa metabólica constante, para que isso nos ajudasse quer na escassez de alimentos, quer em súbitas necessidades de energia extra.

Infelizmente, isto significa que à medida que ganhou peso ao longo do tempo, o seu corpo adaptou-se a esse novo peso e agora faz os possíveis para segurá-lo.

Então, o que fazer?: faça ajustes graduais em cada extremidade da equação. Você – e só você – decide que parte da equação fuel-in, energy-out deve enfatizar e quando.

10. Faça mudanças lentas e realistas alinhadas com o seu estilo de vida.

Suponhamos que você queira perder 5 quilos. Para fazê-lo agora mesmo, teria que ficar sem comer duas semanas, ou correr 51 h, ou caminhar 126 h. Isto não só seria impossível, como iria colocar o seu corpo em “modo de fome” desacelerando o metabolismo e sabotando o esforço.

Mas também pode, e de forma muito mais eficaz, decidir perder 1 a 2 quilos por semana, nas próximas 5 ou 10 semanas.

Lembre-se que é a única responsável por sintonizar o seu motor metabólico. Decida se prefere concentrar as suas energias em reduzir o número de calorias que consome ou aumentar o número de calorias que queima. Muito provavelmente, encontrará o equilíbrio entre os dois.

Se três caminhadas de meia hora por semana é relativamente fácil para você, então é uma boa escolha. Se, pelo contrário, caminhar ao ar livre com 10 graus é desagradável e uma academia está fora de questão, então foque-se em alterar o seu hábito alimentar.

O seu principal objetivo para emagrecer depois dos 40, deve ser fazer pequenas e graduais mudanças de estilo de vida que possa incorporar na sua rotina diária e manter ao longo do tempo.

Este é um dos segredos para combater o excesso de peso e emagrecer depois dos 40.

 

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6 Comentários

  1. Ah, o meu lado guloso é um grande vilão pra mim… Eu costumo comer pães e leite a noite, sei que não deveria mas como tenho hábitos noturnos… então fica maio difícil pra mim. Vou providenciar mudanças na minha vida.

    • Poie é Gabriela. Quando temos um hábito é realmente difícil de mudas. Só fazemos isso quando é realmente necessário.

  2. Eu capricho em alimentos que auxiliam na aceleraçao do metabolismo…. gengibre por exemplo! otimo post… parabens

  3. Adorei as dicas !
    Realmente parece que depois dos 40, a tedencia é ficar mais gordinha.. rsrs
    tbm adorei as receitas de seu Ebook, é muito bom !

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