10 erros comuns de quem quer emagrecer

10 erros comuns de quem quer emagrecer

Se você está pensando em iniciar um processo para emagrecer ou já está seguindo um determinado caminho, não pode deixar de ler este artigo.

Confesso que já vi muitas pessoas cometendo alguns destes erros do emagrecimento. Nós aqui do Dica Emagrecer costumamos realizar pesquisas na área do emagrecimento saudável, tendo como fonte as opiniões de  profissionais da área da saúde e do fitness e conseguimos sempre ajudar alguma pessoas. É com base em nossas pesquisas, resolvemos compartilhar aqui um breve resumo do dos 10 erros mais comuns de quem quer emagrecer, confira abaixo:

10 erros comuns de quem quer emagrecer

10 erros comuns de quem quer emagrecer

1- Confundir fome real com fome emocional:

A fome real,  geralmente aparece após 3 horas de uma refeição, já a fome emocional vem a qualquer momento. A fome real vai aumentando de forma gradativa, diferente da fome emocional que vem de repente e é causada por ansiedade, tristeza, alegria, etc… A fome real pode ser temporariamente saciada com líquido, já a fome emocional não. Quando estamos com fome real qualquer alimento é bem aceito, já a fome emocional é bem seletiva. Veja aqui como o quando o emocional interfere no seu emagrecimento.

2- Fazer compras com fome:

Como consequência você sempre irá comprar itens que não precisa ou que não te farão bem.

3- Fazer dietas restritivas:

É muito comum pessoas que desejam emagrecer rapidamente para alguma festa ou viagem, procurarem uma dieta restritiva que promete resultado imediatos, que consiste basicamente em consumir poucas calorias. Na grande maioria das vezes, a quantidade  calórica consumida é menor do que o metabolismo basal (quantidade mínima de calorias para um bom funcionamento do organismo). Esse tipo de dieta até pode provocar uma perda de peso inicialmente, mas o cumprimento dessa dieta não será por muito tempo e após esse período de privação ocorre o que chamamos de compulsão alimentar (consumo “descontrolado” de alimentos), que irão ocasionar o ganho de peso, muitas vezes superior ao peso inicial, além do mal estar que este tipo de dieta poderá ocasionar como tontura,  fraqueza, irritação, etc.

4- Fazer dietas sem carboidrato:

Outro erro comum é a retirada de carboidratos da alimentação. Os carboidratos são fontes essenciais de energia para o corpo e devem representar cerca de 50-70% da nossa alimentação. O que muitos não entendem é que o carboidrato, assim como as proteínas e gorduras, não irão proporcionar o ganho de peso, mas sim a quantidade de calorias ingeridas a mais do que a necessidade diária.

5- Comer rápido:

Além de ingerir mais alimentos (até que a fome seja saciada), a má mastigação prejudica a digestão e a absorção dos nutrientes.

6- Ficar longos períodos sem se alimentar:

Muita gente ainda acha que é necessário ficar sem comer para perder peso. Realmente, se você ficar dias sem comer, alguns quilos poderão ser eliminados. Mas ficar longos períodos sem se alimentar, provoca uma queda no metabolismo a fim de poupar energia, já que não tem energia sendo ingerida; outra consequência, é o aumento da fome (e então, será necessária uma quantidade maior de alimentos para saciar esse longo período sem se alimentar). Leia o artigo: Porque comer pouco não ajuda a emagrecer

7- Achar que alimentos considerados saudáveis não engordam:

Os exemplos mais comumente ingeridos em grandes quantidades são: os azeites, o queijo branco, a granola e o pão integral. Mesmo alimentos saudáveis como os citados, tem calorias, e o excesso de calorias leva ao ganho de peso.

Não estipular regras para o consumo de determinados alimentos: como doces, refrigerantes, frituras, petiscos somente aos finais de semana (lembrando que o final de semana é só sábado e domingo).

9- Escolha alimentar inadequada:

Mesmo que em pequena quantidade alguns alimentos, principalmente as gorduras e o álcool tem um valor calórico maior, enquanto 1 grama de carboidrato ou proteína contém 4 kcal, as gorduras contém 9 kcal e o álcool 7 kcal. Portanto, um simples bolinho de queijo frito pode representar um alto valor calórico.

10- Falta de força de vontade:

Primeiramente quem realmente deseja emagrecer não espera a segunda-feira chegar; e em segundo lugar, o seu objetivo deve ser maior do que a primeira festa ou evento que apareça.

E é claro, depois de todas estas falhas, responsabilizar os pais, o namorado(a), o marido ou a nutricionista, pelo não sucesso e não cumprimento de um plano alimentar saudável.

Conclusão

Em resumo, tenha em mente que metas muito altas podem ter um efeito negativo muito grande no teu processo de emagrecimento. Cerque-se de profissionais de qualidade, fontes de informação confiáveis e força! Muita força e dedicação que com certeza você vai conseguir!

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