Fazer musculação emagrece ou engorda?

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Fazer musculação emagrece ou engorda? Se você tem dúvidas a respeito da queima de gordura, alguns especialistas  nos revelam o que é mito e o que é verdade nessa questão.

A verdade é que a equação que nos leva ao emagrecimento é, na teoria, bem simples e depende da relação entre gasto calórico (atividade física) e ingestão calórica (alimentação).

Na prática, alcançar a tão desejada redução do percentual de gordura corporal costuma ser mais difícil, razão pela qual muitos mitos surgem em torno dela. Musculação não ajuda a emagrecer? E se eu perder peso, as células de gordura são eliminadas do meu organismo?

Fazer musculação emagrece ou engorda?

Fazer musculação emagrece ou engorda?

Se você tem dúvidas a respeito da queima de gordura através da musculação, alguns especialistas  revelam o que é mito e o que é verdade nessa questão:

Musculação não emagrece

Mito. Atividades aeróbicas como corrida e ciclismo, por exemplo, costumam ser mais indicadas para o objetivo do emagrecimento, pois utilizam a gordura como fonte de energia, o que pode resultar na diminuição do tecido adiposo. Isso, no entanto, depende do volume e da intensidade do exercício, ou seja, do nível de esforço desprendido, já que quanto maior o gasto energético da atividade física, maior o gasto calórico. E se, por um lado, quanto maior a frequência e a duração das sessões, melhores os resultados tendem a ser, é importante também variar os estímulos oferecidos ao corpo.

O Coordenador de Educação Física do IBMR, Renato Sobral Monteiro Junior, destaca ainda que é fundamental manter um planejamento semanal que equalize a intensidade do exercício e o volume, além de incluir treinos intervalados, pois atividades de longa duração são, em geral, difíceis de serem mantidas em alta intensidade e os excessos podem levar à exaustão e lesões. “O treinamento de força, ou seja, a musculação, pode ser um grande aliado de quem deseja emagrecer, pois o aumento do volume muscular demanda maior gasto calórico em repouso, já que para manter os músculos, o organismo gasta energia e, consequentemente, calorias”, explica.

Portanto, a musculação realmente emagrece.

As células de gordura desaparecem

Mito. Diferentemente do que se imagina, as células de gordura não desaparecem do organismo quando o indivíduo emagrece, elas apenas têm seu volume reduzido. O número de células só tende a aumentar, nunca diminuir. Por isso, é fundamental manter um estilo de vida ativo e lembrar que não há “prazo de validade” para o treinamento. A recomendação por parte da Organização Mundial de Saúde é de se exercitar pelo menos cinco vezes por semana, durante 30 minutos no mínimo, com intensidades variando de moderada à vigorosa. Sem seguir essa meta, dificilmente, se consegue alcançar o gasto energético semanal de 4.000kcal sugerido pelo American College of Sports Medicine para quem quer reduzir a gordura corporal.

O corpo continua a queimar gordura após a atividade física

Verdade. Sim, mesmo após finalizado o exercício, o corpo continua gastando energia e potencializando seu emagrecimento. “O treino intervalado é o mais indicado, pois, ao término da atividade, o consumo extra de oxigênio pode perdurar por até três ou mais horas”, afirma Renato Sobral Monteiro Junior. Esse aumento no volume de oxigênio contribui para elevar o gasto energético e, consequentemente, favorece a redução da gordura corporal.

A alimentação pré-treino pode potencializar a queima de gordura

Verdade. Embora a ingestão de alimentos pré-exercício não acelere diretamente o metabolismo das gorduras, de forma indireta, ela pode aumentar a capacidade do indivíduo de realizar maior esforço. Por isso, algumas horas antes da prática da atividade física, é recomendável consumir alimentos leves com baixo índice glicêmico, já que pães e doces, se consumidos em excesso, podem ter o efeito contrário e aumentar os estoques de reserva energética.

Segundo a nutricionista Camila Monteiro, a refeição pré-treino é importante para evitar a fadiga muscular, a perda de massa magra e a hipoglicemia, devendo, portanto, ser constituída de carboidratos complexos, como cereais integrais e batata-doce. Durante a atividade física, esses alimentos vão fornecer energia de forma gradativa ao músculo. A quantidade, no entanto, vai depender do indivíduo, da intensidade e duração do exercício. “Os que fazem atividade prolongada, por mais de uma hora, devem repor os níveis de glicogênio, auxiliando assim na queima de gordura. Isso pode ser feito tomando um isotônico ou um gel de carboidrato”, indica a nutricionista.

Conclusão

Assista ao vídeo e descubra um novo sistema de treino e dieta, simplificados, passo-a-passo, cientificamente comprovado, que pessoas comuns estão usando para definir o abdômen, queimar gorduras localizadas e emagrecer no mínimo 7kg em apenas 47 dias!

Para assistir ao vídeo você só precisa clicar aqui!

Mas seja rápido porque não sei quanto tempo ficará no ar;

Se você tinha dúvidas para saber se a musculação engorda ou emagrece, acredito que aqui, essa matéria tenha te escrecido.

Se você tiver alguma dúvida, crítica ou falar sobre sua experiência é só deixar seu comentário logo abaixo!

 

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11 Comentários

  1. Realmente com planejamento a musculação ajuda a emagrecer… 🙂

  2. jaj

    Esclareceu sim!
    A Persistência em seguir a risca o programa é que nos vai levar a atingir nosso objetivo.

  3. Muito esclarecedor esse assunto que a maioria tem dúvida, ainda mais a respeito da alimentação no pré treino que pode potencializar a queima de gordura. Ótimo artigo!

  4. Realmente esse é um assunto “que mais se discute hoje em dia” rsrsr… No meu ponto de vista é claro.
    Se bem que a maioria das pessoas, não entenderem muito sobre este assunto. Muitas pessoas pesam que para emagrecer e engordar é só para de comer, e isso está muito errado!

    Nada melhor do que emagrecer ou engordar, fazendo musculação. Esse tipo de “esporte” é maravilhoso para quem busca ambas coisas… É só associar isso a uma boa dieta e ponto, problema resolvido.

    Otimo post galera do Dica Emagrecer!

  5. Muito bom o artigo. A realidade é que tudo que é feito com planejamento e seguido arrisca irá lhe trazer diversos benefícios. Parabéns

  6. Com uma dieta balanceada a musculação emagrece sim!!Mas ainda prefiro o ciclismo pelo prazer q me proporciona praticá-lo!

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